O que é herpes bucal?

Há duas categorias de infecção herpética, com manifestações clínicas distintas: o tipo primário e o recidivante ou recorrente. A infecção primária é chamada Gengivoestomatite Herpética Aguda (GHA) e a infecção recorrente é a Estomatite Herpética Recidivante. A GHA ou primoinfecção ocorre geralmente na infância, na faixa etária de 1 a 6 anos, enquanto a forma recorrente afeta intermitentemente devido a uma ativação do vírus (tensão emocional, mudanças de temperatura, doenças febris, alergia, etc.). O responsável é o vírus Herpes simples que se adquire por contágio direto.

As pessoas que sofrem a primoinfecção, com ou sem manifestações clínicas, tornam-se portadoras do vírus, infectando os indivíduos ou apresentando recorrência como: herpes labial, herpes nasal, etc. A primoinfecção é assintomática na maioria dos casos (subclínica). Porém, há situações em que se manifesta por uma sintomatologia aguda. Após um período de incubação de 4 a 5 dias, o paciente apresenta febre alta, irritabilidade, vômito, linfadenopatia, etc. A mucosa bucal, lábios e gengiva apresentam-se eritematosos e surgem vesículas isoladas múltiplas e tênues, que se rompem facilmente, deixando úlceras rasas irregulares, de base amarelada, bastante dolorosas. Os sinais e sintomas da doença aparecem repentinamente e incluem, também, aumento da salivação, hálito fétido, mal-estar, anorexia e dor durante a ingestão de líquidos ou alimentos ácidos. A doença é autolimitante e a fase aguda dura de 7 a 10 dias, apresentando regressão espontânea.

Devemos ter atenção com as crianças menores, já que em alguns casos, elas não se alimentam nem bebem qualquer líquido devido a dor, e assim desidratam rapidamente. Oportunamente falaremos sobre o tratamento!