O que se faz em uma consulta de revisão?

Essa é uma questão muito ampla e varia de profissional para profissional. O que nós esperamos em uma consulta de revisão é que, independente da idade do paciente, sejam investigados seus hábitos: alimentares, parafuncionais (bruxismo, roer unhas, morder canetas) e de higiene. Após questionar sobre a situação de saúde, é hora de partir para a prática.

* É muito importante que os dentes estejam limpos. Então, por vezes, é necessário uma profilaxia (limpeza) para que o Dentista possa detectar possíveis problemas em seus dentes.

* Dentes limpos e secos, o profissional procura por cáries, alterações na gengiva (gengivite, retração), periodontite e manchas.

* É realizado um exame completo de bochechas, língua e céu da boca para detectar doenças. Lembre-se: lesões na boca que durem mais de 14 dias devem ser investigadas.

* São identificadas as condições de mordida. Porque o ideal é que assim que detectados os problemas, esses recebam tratamento adequado.

* Se o paciente possui próteses fixas ou removíveis, essas também merecem atenção. Verificar falhas e condições da mucosa são muito importantes para uma boa saúde bucal.

O período entre essas consultas de revisão varia e é pessoal. Isso vai depender da situação em que encontravam-se seus dentes e gengivas na última consulta. Porém, na maioria dos casos esse período de intervalo é de 6 meses, podendo ser também de 3 meses.