Aparelhos Ortodônticos Autoligados

Os Aparelhos Ortodônticos Autoligados são mais eficientes, podendo reduzir em 30 % o tempo de tratamento.
O aparelho ortodôntico tradicional ou padrão é dotado de braquetes (aqueles quadradinhos colados nos dentes) e um arco metálico que exerce pressão nos dentes, movimentando-os. Para fixação deste arco, são utilizadas ligaduras elásticas (borrachinhas). O aparelho pré-ajustado, quase um padrão é um bom exemplo deste tipo de aparelho, que tem boas aplicações quando bem indicado.

Mas a razão deste post é explicar um pouco melhor o que são os aparelhos ortodônticos autoligados (sem borrachinhas ).

Vantagens do braquete autoligado em relação ao convencional:

– Tratamento mais rápido (até 30%): Como o bráquete dispensa o uso das “borrachinhas”, o atrito é menor e o fio desliza mais rápido. O dente tem uma maior liberdade de movimentação devido à baixa fricção.
– Redução do número de consultas: o retorno é a cada 8 a 10 semanas.
– Redução da sensibilidade dolorosa: Como o atrito é menor, os fios utilizados são mais finos e elásticos, dessa forma a força aplicada é bem menor, tornando o tratamento mais confortável.
– Facilita a higienização, pois as “borrachinhas” ajudam no acúmulo de placa.
– Pode evitar extrações de dentes permanentes, pois o aparelho possibilita uma maior expansão do arco, sendo mais biocompatível.

Autoligados Custam Mais Caro?

Por ser um produto novo e mais moderno, pode sair um pouco mais caro. Entretanto, colocando no papel seus benefícios e principalmente a economia de tempo, o investimento compensa.