IBM cria tratamento contra bactérias resistentes

Bactérias altamente resistentes, muitas vezes, são capazes de formar biofilmes – uma espécie de camada de microorganismo (neste caso, de bactérias) densamente comprimidas. Quando isso acontece, medicamentos tem dificuldade de tratar a infecção. Mas, agora, a IBM criou um medicamento capaz de quebrar estes biofilmes e invadir as bactérias. Isso, é claro, sem prejudicar o humano hospedeiro.

Chamado de hidrogel antimicrobial, ele é uma substância altamente absorvente, feita de polímeros sintéticos, e apresenta uma eficiência de 100% no combate aos biofilmes. O gel é ativado automaticamente dentro do organismo humano, por causa de nossa temperatura. Ele é biodegradável, sendo eliminado naturalmente, e não-tóxico.

A seguinte imagem mostra a sua eficiência. A foto da esquerda é um biofilme maduro e eficiente. A da direita mostra o mesmo biofilme após o tratamento com o hidrogel. Segundo especialistas da IBM, as bactérias restantes na segunda imagem estão tão enfraquecidas que seriam facilmente atingidas por medicamentos próprios para seu tratamento, mesmo que antes fossem resistentes.

Fonte: Revista Galileu