Washington usava dentadura de madeira?

0

É sabido que George Washington usava próteses devido à perda de seus dentes naturais. De acordo com o site do canal History, quando assumiu a presidência dos Estados Unidos, em 30 de abril de 1789, o político tinha apenas um dente de verdade (o pré-molar).

Washington começou a perder os dentes por volta dos 20 anos de idade. Por isso, ao longo da vida, ele usou diversos tipos de dentaduras, feitas com dentes de cavalos, burros, vacas e até de seres humanos, montados em gomas de chumbo. Como é de se esperar, essas próteses eram muito incômodas e causavam dor.

De acordo com o historiador Michael Beschloss, o ex-presidente americano ficava muito constrangido com seus problemas dentários. “Ele achava que as dentaduras eram um sinal de fraqueza”, disse ao New York Times.

Beschloss conta ainda que o político se esforçou a vida toda para se assemelhar a um monumento. “[A aparência] era importante para sua autoestima e ele acreditava que ela também importava para manter a dignidade e credibilidade de sua nação”, narrou.

Apesar do problema bucal de Washington não ser segredo para os historiadores, a teoria de que ele usava dentes de madeira é, na verdade, um mito popular . Os estudiosos explicam que em nenhuma das pesquisas sobre a vida do ex-presidente americano foi encontrada uma evidência sequer de que ele tenha implantado dentes de madeira.

Deixe um comentário